sábado, 23 de maio de 2009

Vencer é uma questão de ATITUDE

Não é pouco comum, ouvir pessoas dizerem que não conseguem alcançar o que desejam, suas metas traçadas, parecem se distanciar a cada dia, muitos desistem logo no inicio. Isso acontece com você? Se a resposta for afirmativa, esta na hora de rever alguns conceitos e começar a ter atitude de vencedor, verdadeiro campeão ou campeã: Eles podem chegar a exaustão e mesmo que o pensamento em desistir os atormente, continuam firmes em seus propósito, ignoram e saltam sobre esta barreira e mesmo que esbarre na mesma, ou tropece em outras continuam a persistir seus objetivos e seus ideias de vida. Quem quer chegar ao ponto mais alto do podium, ou alcançar primeiro a fita da chegada na corrida da vida age como ( me desculpe os torcedores de outros times ou se não curte futebol) aquele grito de guerra do Corinthians que diz: Não para, não para, não para... E assim vão, mesmo que não ganhem sempre, estão o tempo todo focados em seu objetivos, planejados e a todo tempo cultivados, como se cultiva uma planta até o desabrochar da flor. Para chegar onde queremos, atingir nossos desejos é preciso é preciso imitar os campeões que abrem mão de muitas coisas que possam atrapalhar seu planos e com a saga de quem sabe o quer e luta determinado, segue trilhas que só campeões sabem trilhar e se preciso for debrava densas matas, abrindo veredas, mesmo em situaçoes adversas e sua principal ferramenta é a fé e as ações, são simbolicamente cada golpe dado, que traz para si a luz que ilumina o seu caminho que por mais difícil que seja, por mais ingrime que pareça a escalada a recompensa virá com a bela paisagem que será descortinada no espetáculo que só a mãe natureza sabe e pode dar e a conteplação de tão rara beleza será o coroamento, o climax do vencer desafios, verdadeiro troféu que premia aos determinados, planejados e organizados sabem o quanto vale tudo isso e como é bom sentir o doce sabor da vitória em especial quando conseguem vencer a si mesmos, o mais cruel dos adversários. Mas sem atitude, humildade, principais armas de um sábio guerreiro, pois a cada batalha vencida, outras virão.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Comunicar sem complicar

Certa vez um jovem que acabara de conquistar seu tão sonhado diploma, saiu empolgado da faculdade e logo recebeu convite para apresentar uma palestra sobre economia para pequenos produtores em uma localidade rural, onde os camponeses o aguardavam com um misto de ansiedade e curiosidade e claro, com o objetivo de aprender um pouco mais, com o recem formado "Doutor". O convidado, iniciou sua palestra e por quase duas horas usou os mais dificeis termos técnicos e palavras totalmente desconhecidas para aqueles homens e mulheres desprovidos de teoria, mas formados na escola da vida e que de forma respeitosa, ouviam o entusiasmado palestrante. Quando a palestra terminou, um dos compadres mais humildes, questionou, um dos presentes, considerado lider da região: Cumpadi, num intindi o que o Dotô falô, e o outro respondeu é facil de explicar, o Dotô falô que si a gente num gastá mais qui ganhá num vai fartá. Tendeu?

sábado, 2 de maio de 2009

Raizes familiares e solidariedade ainda existem


Hoje foi um dia, interesante e produtivo, mesmo não tendo permanecido na sala e assistido mais uma aula do MBA em gestão de pessoas, tive um dia daqueles em que o coração fala mais alto e quão gratificante foi, sair do ENA, onde funciona, chegar em casa e fazer um convite a minha esposa Siria e minhas netas Carol e Leticia para que fossemos visitar minhas origens: irmãos, sobrinhos e amigos.
Foi muito gratificante e tive a oportunidade de voltar na imaginaria máquina do tempo e reviver momentos muito agradaveis e que nem mesmo a mais forte moeda do mundo pode pagar, tão grande felicidade... dar um abraço gostoso em um irmão, dizer o Deus te abençoe a um sobrinho, uma sobrinha de primeira geração e abençoar também filhos e netos destes mesmos sobrinhos, quantas geraçoes! Dar um abraço gostoso e dizer para um amigo ou amiga, noooosa há quanto tempo!!!!. Depois de tantas emoções e alegrias na viagem de volta, como nada acontece por acaso um dos pneus do carro furou, paramos para trocá-lo e veio a surpresa a chave de roda não era a ideal e não foi possivel fazer a troca, ficamos ali sentados a beira do caminho como diz a canção do Roberto e Erasmo, gravada pelo Rei Roberto, mas logo surgiu o Dr. Fábio, presidente do Sindicato Rural de Mineiros, que prontamente colocou a disposição para ajudar mas sua chave de roda também não funcionou, gentilmente disse para que ficassemos tranquilos que logo voltaria com uma chave adequada. Enquanto esperavamos este prezado amigo, sem que eu pedisse ajuda, uma carreta da empresa de transporte Perola parou e desceu um sorridente motorista que perguntou: Quer ajuda ai amigo? Expliquei a ele o que estava acontecento e aquela pessoa de indole amistosa e que gosta de servir ao seu semelhante, trouxe sua caixa de ferramentas e começou a operação tira pneu, sempre sorridente e solicito até que juntos trocamos o pneu furado pelo step. Não sei se foi pela surpresa de presenciar momentos como aquele que não me lembrei de perguntar o nome daquele "anjo do asfalto" que seguiu sua viagem, com certeza abençoada por Deus, só me lembrei de lhe entregar um cartão do contato10.com, com o qual espero que ele possa estar acessando este site e que possamos estar fortelecendo uma amizade que nasceu da solidadariedade.
E o Dr. Fábio? Este foi um verdadeiro gentleman, quando retornou ao local, não levava apenas a chave, preciosa ferramenta, mas lembrou-se de levar uma gostosa água que matou não só minha sede mas também se duas crianças.
Por tudo isso me permita escrever em letras grandes MESMO EM TEMPOS EM QUE MUITOS VALORES FORAM ESQUECIDOS POR GRANDE PARTE DA HUMANIDADE, AINDA EXISTEM PESSOAS QUE VALORIZAM A SOLIDARIEDADE SEM NADA PEDIR EM TROCA!!!. Dr. Fábio e o motorista que não perguntei o nome, que Deus lhes pague e sejam muitos felizes.