sexta-feira, 14 de maio de 2010

Atender bem é servir o cliente, esta é a grande jogada


Já estamos respirando copa do mundo; é muito bom ver nas ruas, avenidas, casas, prédios, escritórios e por onde quer que se vá o clima contagiante de nacionalidade inspirado pelo futebol. A imprensa esportiva nacional aguardava com ansiedade a convocação da seleção brasileira feita pelo técnico Dunga; quando a mesma foi anunciada, agradou alguns e desagradou meio mundo. Para muitos apaixonados pelo futebol, jogadores como Neimar e Ganso jamais poderiam ter ficado de fora, muitos torcedores apostam que o Brasil não trará o caneco, principalmente porque o Brasil não terá um meio de campo criativo e praticamente só poderá contar com Kaká, especialista no setor, mas o mesmo não está em plenas condições físicas; daí vem a grande pergunta: Quem vai servir os atacantes para que os gols aconteçam e venham as vitórias?

A grande maioria dos brasileiros “adooooooora” futebol e quase na sua totalidade torce pela seleção nacional. Sem querer filosofar ou dar um de expert comentarista esportivo, aproveitei o momento para falar da semelhança entre um time de futebol e uma equipe de vendas, em quais aspectos são parecidos? Penso que no campo de ação de cada um, em quase tudo, o jogador (a) para desempenhar bem suas jogadas precisa estar bem: de saúde, emocional e fisicamente; o integrante de uma equipe de vendas, da mesma forma precisa se encontrar nestas condições para desempenhar sua função e fazer as melhores vendas.

A atenção que o jogador precisa para reeditar boas jogadas, a criatividade em conduzir a bola faz com que o torcedor, seu cliente em potencial, o admire e o acompanhe a cada jogo. Quando não há dedicação, técnica e amor pelo que se faz, o torcedor vai em busca de outro ídolo, começam a esquecê-lo e a aplaudir outros que surgem. A mesma situação se aplica ao vendedor (a), que precisa participar com muito afinco dos treinamentos: palestras, seminários e outras modalidades de informação que o capacite cada vez mais para fazer o melhor, para isso uma das principais e mais fortes ferramentas, que alerto em letras grandes é a PÓS VENDAS, esta ferramenta precisa ser mais usada, se não o torcedor, ou melhor, o cliente pode esquecer você e sua empresa. Na gíria do futebol, o jogador que joga um pouco mais avançado antes do finalizador é chamado de garçom, ou seja, aquele que serve aos seus companheiros; para que os gols possam acontecer, nas vendas o vendedor (a) é quem exerce esta "jogada" SERVINDO e muito bem o cliente para que aconteçam as vendas (verdadeiros gols de placa) que fazem o cliente vibrar e com certeza seu estádio ( sua empresa) vai estar sempre lotado com torcedores ( clientes), satisfeitos, vibrantes, comemorando a super jogada do bem atender, comentando e levando novos clientes que vão, também no linguajar do futebol empurrar suas vendas. Esta torcida vai vibrar num só grito bom atendimento gera vitórias em forma de mais vendas e ótimos lucros.

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