quinta-feira, 9 de abril de 2009

Viagem no Trem da Vida.


Você já parou para pensar que nossa trajetória aqui na Terra se compara a uma viagem de trem? Pena as pessoas estarem com muita pressa de chegar, o que lhes tira a oportunidade de contemplar, pela janela do trem, as maravilhas da vida. Todos, ou quase todos os passageiros, estão com pressa demais! O olhar perdido nos ponteiros do relógio carrega a ansiedade de quem almeja chegar logo à estação. A impaciência não permite a contemplação e, com isso, o passageiro não consegue vislumbrar as belezas naturais que surgem à margem do caminho. Essa pressa de chegar tira os verdadeiros prazeres da vida: dar um abraço gostoso em quem se ama andar a pé pelo simples prazer de se sentir livre, pegar a bicicleta e dar umas boas pedaladas ao lado de uma criança, visitar aquele conhecido que há muito não vemos, desligar a TV quando o visitado somos nós, estabelecer uma boa conversa e fazer muitas outras coisas que são cada vez mais raras no mundo moderno. São pequenas mudanças de comportamento que descarregam o stress e oferecem melhor qualidade de vida. Em nome do dinheiro, o homem acaba sacrificando sua própria vida e não percebe que a jornada é finita e o que ficou pelo caminho não mais retornará. Estar bem financeiramente é o desejo de todos, mas é preciso ter critérios, sem perder qualidade de vida. As horas parecem não passar, transformam-se em eternidade enquanto o trem da vida segue seu curso de retas e curvas, desenvolvendo velocidade de acordo com sua capacidade natural, tudo ao seu tempo, sem forçar engrenagens para chegar mais rápido a esta ou aquela estação. Nesta longa ou curta viagem, a única certeza que temos é que Deus, o “maquinista”, quer que ocupemos os melhores lugares desta locomotiva, mas que saibamos aproveitar esta fantástica viagem no Trem da vida. Enquanto isso...

Nas estações embarcam e desembarcam pessoas de todos os estilos:
- Otimistas
- Os que olham para frente
- Pessimistas
- Os que estão presos ao passado
- Motivados
- Vencedores
- Desmotivados
- Derrotados

Existem aqueles que sabem aonde querem chegar, e os que nem sabem por que embarcaram neste trem. Quando se anuncia a parada, ele se pergunta perplexo onde está e para onde vai.
Existem pessoas que são verdadeiras locomotivas e dão sentido não só a sua viagem, estão sempre à frente, não arrastando os demais, mas com exemplos e atitudes comovem e fazem seguidores, suas realizações soam como o som da locomotiva, de forma ilustrativa apitam, despertando multidões e fazendo com que todos vejam a sua chegada na estação SUCESSO. Nos trilhos da vida nem tudo é só alegria, um festival de piuiiiiiiii; existem manobras bruscas não esperadas, descarrilamentos indesejados, cruzamentos mal sinalizados ou sem sinalização alguma. Quantas vezes é preciso frear e nos falta este instrumento, passamos da estação desejada? Isto não cabe nenhuma lamentação, talvez você não tenha forças para reconduzir o trem da vida ao seu curso e chegar à estação, mas se tiver humildade, peça a ajuda de Deus, do seu semelhante e se mesmo assim, parece ser difícil, lembre-se daqueles que nem mesmo tiveram a oportunidade de embarcar neste trem, e em quantos por uma fatalidade, estavam embarcados no mesmo vagão que você e sua viagem foi interrompida.
Não desista, a sua viagem não acabou... A próxima estação espera você.
E em cada estação a seguir, são colocadas pequenas, médias e grandes bagagens, cada qual contendo diferentes conteúdos. Na viagem da vida não é diferente. Cada pessoa leva a sua bagagem, alguns preferem conduzir uma pequena bolsa contendo quase nada, outros uma um pouco maior, contendo algo mais relevante, e há aqueles que conduzem grande bagagem recheada de tudo que é útil para si e para seu próximo, que é tão especial quanto ele.
Simbolicamente, você tem sido vagão que vai de arrasto ou LOCOMOTIVA que conduz
?




Nenhum comentário: