sexta-feira, 24 de abril de 2009

A vida é feita de atitudes e transformações

A vida é feita de atitudes, hoje logo de manhã tive a oportunidade de me relacionar com pessoas especiais, dando continuidade ao treinamento para a equipe da SPASSUS e às 10h00 reiniciei o tratamento dentário, submetedo-me a mais uma cirurgia, graças a Deus muito bem sucedida.

E como a vida esta sempre em constatante transformação aproveitei os momentos em que estou restabelecendo e conclui o artigo a seguir:
Mudando de opinião.
O “Maluco Beleza”, Raul Seixas, compôs verdadeiras e raras jóias musicais, tanto solo, como em sua principal parceria com Paulo Coelho. A música Metamorfose Ambulante é uma daquelas preciosidades que nos leva a pensar muito sobre nosso comportamento na condição de seres humanos. Os pensamentos, conceitos e porque não dizer pré-conceitos, bem como as ações que desenvolvemos ao longo da nossa existência, devem e precisam ser revistos a cada instante; nada é definido, opiniões enraizadas podem ser substituídas por outras. O mundo é muito dinâmico, muda tão rápido como uma roda que em alta rotação faz girar os mecanismos fantásticos da vida. Afirmar com ênfase que não se muda de opinião, não é sensato; é melhor cultivar a arte da reflexão, como diz o ditado: “falar é Prata e o calar é Ouro”. Isso não significa que sua opinião não deva ser pronunciada, ao contrário, qualquer afirmativa deve vir acompanhada de muita reflexão. O ato de pensar faz com que uma idéia seja melhor elaborada, muitas vezes repensada, modificada e se preferir, pode vir a ser “uma metamorfose ambulante, do que ter aquela opinião formada sobre tudo”. A sabedoria popular traz histórias que exemplificam a humildade de reconhecer o quanto somos frágeis e impotentes diante das adversidades, por isso nossas idéias têm que ser flexíveis para que as mesmas conduzam nossas ações. É o que nos ensina a fábula do Carvalho e do Bambu, “no meio de uma tempestade, o primeiro enfrenta a ventania, com o orgulho e a petulância de se acreditar invencível e não reconhecer a própria fragilidade; do alto de sua arrogância, vai ao chão em frangalhos. Diante da mesma tempestade, o Bambu a enfrenta com a virtude que só os humildes possuem. Ele de maneira sábia, se curva diante da sua própria fragilidade, dando passagem para aquele que poderia ser seu algoz; quando a tempestade passa, volta à sua postura normal e a vida continua”. Então, é sensato afirmar que nossas idéias não são imutáveis, únicas, absolutamente corretas e insubstituíveis. Voltemos a outro trecho da canção de Raul que diz: “Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes, sobre o que é o amor, o que é a dor, eu nem sei quem sou hoje, eu sou aquela estrela que amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor”. Este refrão nos mostra a flexibilidade que devemos ter ao formarmos uma opinião sobre isto ou aquilo; ter suas próprias idéias é importante, porém devemos estar preparados para, sempre que necessário, mudar o foco de nossas opiniões, ter a humildade de repensar e agir de acordo com seus princípios éticos, morais e espiritual, mantendo a mesma linha de raciocínio, porem revendo pontos de opinião de acordo com o arendizad que vida nos proporciona, formatados pelas leis da natureza, em constante mutação. Façamos junta a proposta de viver essa “METAMORFOSE AMBULANTE, DO QUE QUE TER A AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO”

Nenhum comentário: